A IMPORTÂNCIA DA LEITURA PARA A CRIANÇA

por

Os pais que leem para seus filhos


Por: Josiane Lopes Ribeiro

foto pixabay

Apesar de relacionar a leitura apenas com o processo de alfabetização, que normalmente ocorre quando a criança inicia sua vida escolar, sabe-se que a leitura deve e pode ser feita mesmo antes do nascimento do bebê, isso contribui em vários aspectos no desenvolvimento do cérebro humano, pois a criança já é capaz de identificar a voz dos pais e criar uma relação emocional/ afetiva com a família.

A leitura na infância além de ser muito prazerosa para a criança   tem um papel fundamental no processo que antecede a alfabetização, ao ouvir histórias de contos de fadas, contos populares e tantos outros gêneros, no campo da aquisição linguística traz mecanismos que proporciona uma ampliação de vocabulário, de segmentação de ideias, de descrição de lugares, espaços e o mais importante, contribui para exercer a criatividade e a imaginação, por meio do mundo de faz de conta.

foto pixabay

Quem não se lembra daqueles momentos em que nossos avós reuniam toda a criançada na sala ou na varanda para contar histórias, ou mesmo os causos? O mundo parava, fitávamos os olhos para os atentos e curiosos detalhes, esperávamos palavra após palavra. Certamente uma outra forma de leitura, no entanto que impulsionou muito de nossos textos tornando-os mais interessante e por que não dizer muito mais criativos. Nisso, a de convir que nossos avós faziam o papel muitíssimo bem, pois criavam as relações familiares de uma maneira tão natural e tranquila, além de estarem auxiliando-nos para "a escrita".

Hoje, se fizermos uma breve pesquisa com as pessoas que convivemos, é bem certo que encontraremos poucos relatos de famílias que leem para seus filhos e provavelmente ouviremos "não há tempo...". Isso ocorre pelo fato de que as tecnologias trouxeram funcionalidades que tomam muito do nosso "tempo", como as redes sociais... e desconfigurou aqueles momentos que antes tínhamos em família.

Esperar que apenas a escola faça esse papel de ler para as crianças, é deixar de lado todas as situações prazerosas que o núcleo familiar pode proporcionar para o ser humano...

Assim é importante repensarmos em situações que desenvolvam esse contato aproveitando todas as ferramentas existentes no mundo moderno junto a leitura, visto que as crianças merecem um olhar especial e direcionado por parte da família.


Josiane Lopes Ribeiro: Professora e entusiasta da leitura e das artes. 

Nós temos mais matérias aqui no site da REVISTA NOVA FOLHA falando sobre a importância da leitura 

Compartilhe esse artigo