Encontro Estadual de Empreendedores e Líderes Rurais

por

Empreendedores rurais de Nova Londrina e Marilena puderam participar do Encontro Estadual de Empreeendedores e Líderes Rurais. O evento aconteceu em Curitiba no Expotrade Pinhais.

Nova Londrina teve apoio da Copagra no programa.

foto: revista nova folha

O evento realizado é uma parceria entre Faep, Senar e sindicatos rurais. Na ocasião foi encerrada o PER - Programa Empreendedor Rural, que a nossa região foi representada por duas turmas, uma de Nova Londrina e outra de Marilena. O PER é realizado em parceria com o SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e pequenas empresas e a Federação dos Trabalhadores na agricultura do Estado do Paraná (Fetaep)

foto: www.sistemafaep.org.br/galeria

foto: www.sistemafaep.org.br/galeria

foto: www.sistemafaep.org.br/galeria

O que é PER?

É um programa que estimula as habilidades do produtor e desenvolve as competências empreendedoras para atuação em atividades econômicas, políticas e sociais sustentáveis. O programa tem cinco fases: Diagnóstico, planejamento estratégico, estudo de mercado, engenharia de projetos e avaliação. Ao todo são dezessete módulos específicos e direcionados a cada fase do projeto, abordando áreas de conhecimento técnico e de desenvolvimento humano. Durante os encontros, os empreendedores recebem conceitos que abrangem a área técnica necessária à elaboração do projeto, além de trabalhar o lado pessoal, interpessoal, social e humano dos participantes  abordando: AUTOESTIMA, CIDADANIA, LIDERANÇA,COMPETÊNCIAS PESSOAIS E GRUPAIS, HABILIDADES SOCIAIS, FORMAS DE COMERCIALIZAÇÃO, CUSTOS DE PRODUÇÃO, PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, NOÇÕES DE LEGISLAÇÃO TRABALHISTA, AMBIENTAL, SUCESSÃO FAMILIAR, FLUXOS DE CAIXA E OUTROS CONCEITOS. 

(Assessoria Sistema Faep)

 

29 MIL PESSOAS FORMADAS

Desde 2003 (início do programa) cerca de 29 mil pessoas participaram do programa PER. Em 2017 foram mais de mil participantes em 59 turmas em todas as regiões do PR. Foram 160 horas de duração e 17 módulos.

 

Palestra com os jornalistas Ricardo Boechat e Rodrigo Orengo

Falaram sobre o panorama da política brasileira e puderem ler perguntas da plateia.

Ricardo Boechat / José Wille / Rodrigo Orengo

foto: www.sistemafaep.org.br/galeria

 

Um dos momentos mágicos foi quando pudemos assistir a um lindo teatro, contando sobre sucessão familiar e cuidados com a terra.

foto: revista nova folha

 

O momento mais esperado era o da premiação dos três ganhadores do programa.

Foram mais de 100 trabalhos inscritos, 10 finalistas e 3 vencedores. O prêmio para os três melhores projetos é uma viagem técnica internacional em 2018.

O terceiro lugar foi para Gabriel Eduardo Nielsen, com o projeto “Construção de um Compost Barn visando bem-estar animal e produção de adubo orgânico”. A intenção do projeto é proporcionar mais conforto as vacas de pré-parto e pós-parto. Ele também quer aumentar o número de animais e pretende dobrar a produção de leite até 2021.

foto: revista nova folha

Direto de Engenheiro Beltrão João Paulo Dias e Flávia Coral, conquistaram o segundo lugar. A proposta deles é construir um barracão, investir em caixas, adubos, bosques de papelão e cultivar de amora para a criação de bicho-da-seda.

foto: revista nova folha

Já os primeiros colocados, o casal Arlindo e Chiara Moraes planeja ampliar a criação de suínos no Sítio Nossa Senhora de Fátima, no município de Nova Aurora. Agora eles precisam dar continuidade nos projetos, planejar uso correto de solo, agindo conforme as leis e normas, buscando resultados e sustentabilidade ambiental.

foto: revista nova folha

 

Pausa para fotos, né, meninas?

 

 

Compartilhe esse artigo