DIETAS MALUCAS? NÃO PIRA!

por

Algumas pessoas acham que “tá” tudo bem pesquisar dietas na internet, mas esquecem que, assim como se automedicar, fazer essas dietas loucas pode prejudicar (e muito) a saúde - Nutricionista Tania

A nutricionista conversou com a REVISTA NOVA FOLHA sobre essas dietas “polêmicas”

Tania Mazorana - Nutricionista

“É fácil a gente encontrar centenas de receitas e dietas na internet, tem umas absurdas, induzindo as pessoa a situações perigosas – e algumas vezes até humilhantes. Tem dieta da luz, do gelo e até do ar! Sem fundamento algum.”

Perguntamos pra Tânia sobre quais os reais perigos que as pessoas podem encontrar fazendo esse tipo de procedimento sem ajuda de um profissional.

“Cada organismo reage diferente, por exemplo, não tem como um médico receitar o mesmo remédio pra todos que sentirem sintomas parecidos. Não sem ao menos fazer uma avaliação. Somos únicos, portanto cada um tem que ser diagnosticado de forma exclusiva também. Também temos que considerar que pra cada pessoa, há uma  método diferente, um tratamento específico. ”

Quando começou seu interesse pela nutrição?

“Ah, esse amor é de longa data. Quando criança, morava no sítio e tinha muito contato com hortas, frutas e isso me animava, eu amava ajudar a cuidar de tudo. Acho que também fui influenciada pela minha avó. Ela morava perto de casa, fazia aqueles tratamentos “naturalistas”, as pessoas se curavam com chás que ela mesma preparava.

"Sempre admirei isso, eu só não sabia como poderia ajudar as pessoas. Até que a nutrição entrou na minha vida e então tudo se transformou.”

Evolução da Nutricionista

Mas, quando devemos procurar um nutricionista?

“Nutrição vai muito além de transformar o corpo, é melhorar a qualidade de vida! Muita gente acha que nutricionista é profissional de “luxo”, quando na verdade é um profissional muito importante na vida das pessoas. Muita gente tem problemas com intestino, estômago, mas não procuram ajuda, e muitas vezes quando vão, já é tarde. Aí acabam desenvolvendo distúrbios ou doenças mais graves. Há também quem pense que se for ao nutricionista, vai demorar muito pra obter os resultados desejados. Isso é um mito. Tudo depende de como o corpo vai reagir e dos procedimentos que vão ser utilizados, eu tenho pacientes que em 15 dias já conseguem resultados incríveis, outros precisam de um tempinho a mais, tudo depende de cada um.”

O emocional pode afetar nossa alimentação?

“Com certeza! É tudo um conjunto. Alimentação envolve desde a questão da nosso mente até nossa pele. O corpo responde conforme cuidamos. Ou seja “O comer errado” não é questão somente de estética e sim de equilíbrio. Alguns pacientes, por exemplo, podem precisar de acompanhamento psicológico também, é tudo ligado. O importante é não deixar acumular nada, é ter equilíbrio."

Ela  também comentou sobre o “Padrão estético”

“Acredito que cada um sabe seu limite (ou deveria saber). Nós somos diferentes, gostamos da beleza de forma diferente, mas o importante é não ultrapassar a barreira do “saudável”. Tem gente que acha que uma pessoa por ser gordinha tem menos saúde, mas não! Depende muito. Ser magro não significa ser saudável, é claro que, estamos vivendo em uma época da ditadura do “fitness”, mas o que tem que ficar claro pra cada pessoa é que antes de mais nada, vem a saúde. A estética é particular de cada um, como eu disse, vai do gosto mesmo. O que não podemos é seguir nossas vidas baseando só no que vemos na televisão, na internet... Primeiro precisamos nos amar, amar nosso corpo, respeitá-lo e cuidar bem dele, começando pela alimentação e exercícios físicos."

Então, antes de começar uma dieta “maluca”, pare! Procure um nutricionista. Sua saúde agradece e seu corpo também.

Tânia realiza atendimentos em Cascavel e região. No facebook https://www.facebook.com/taniamazoranaa/ tem várias dicas da nutri.

"Treino, alimentação e muito foco é o que vivo atualmente" - Tania

Contato: 45 99851-0907

Fotos: Arquivo pessoal e Pixabay

Compartilhe esse artigo