QUE TAL UMA CACHAÇA ARTESANAL?

por

Conheça a PATA DA ONÇA

 

Pois quem mora aqui na região noroeste, mais precisamente ao extremo dele, tem esse privilégio (tomar uma cachaça ou licor direto do alambique). Waldecy Negrini aprendeu a fazer cachaça através de uma fita que ganhou de um amigo, há 14 anos! Segundo ele, a fita k-7 foi o começo de tudo, nela continham algumas informações importantes para iniciar os trabalhos:

"Na fita tinham algumas coisas sobre fermentação e sobre o processo da fabricação. Após assistir, comecei a buscar mais e mais informações em revistas e na televisão mesmo. Na verdade, eu já tinha esse interesse há uns 30 anos, fui aconselhado a não começar a fazer, mas depois da fita, eu resolvi e fiz. Após 6 meses eu já estava fabricando as primeiras garrafas”.

Waldecy montou o próprio alambique, hoje ele conta com a ajuda da esposa e mesmo com as temidas crises, ele garante que nunca pensou em parar a produção.

"Parar não, a gente fica preocupado às vezes, mas jamais pensei em desistir. No começo era difícil mesmo, mas a gente nunca sabe o que vai acontecer, a gente vai seguindo e até agora deu muito certo"

Alambique-Cachaça-Diamante-do-Norte-Paraná

Expandir sempre

Neste ano ele resolveu abrir um quiosque em frente à sua casa, para facilitar a visualização dos turistas e poder oferece alguns pratos e petiscos com as bebidas.

"Lá pra trás era bem escondido, né e só funcionava mesmo para fabricação e venda das garrafas. Não tinha muita vista, nem dava pra fazer nada de diferente e depois que fiz esse quiosque o público aumentou bastante"

São produzidas cachaças de: Carvalho, Abacaxi, Imburana, Cabreúva, Jatobá e Canela

Alambique-Cachaça-Diamante-do-Norte-Paraná

E Licores de: Jabuticaba, figo, Acerola, Amora, Jaca, Jenipapo e Morango

Alambique-Cachaça-Diamante-do-Norte-Paraná

Tirando o morango (comprado por outro produtor) e o jenipapo (fornecido por um pescador da região), todas as outras frutas e ingredientes utilizados na cachaça e licores são da propriedade dele mesmo.

CACHAÇA MAIS PEDIDA:
Cachaça de CARVALHO, marcante e encorpada.

LICOR MAIS PEDIDO:
AMORA é o queridinho, suave, porém característico, mas o de jabuticaba é o tradicional da vovó e portanto, tem seu lugarzinho especial.

 

NOVA FOLHA: Seu Waldecy, o segredo está na cana que é plantada na sua propriedade?
WALDECY: “O segredo? é a vontade mesmo! Tem que gostar do que faz e fazer bem feito, nada de cachaça ardida por aqui, só sabor marcante”

Depois de pronta, ele guarda as cachaças em tonéis de plástico e madeira.

alambique cachaça diamante do norte parana

Pra quem ainda não conhece o alambique PATA DA ONÇA, é só chegar aqui pro lado do extremo noroeste do Paraná, rodovia PR 557, entre as cidades de Diamante do Norte e Terra Rica.

Alambique-Cachaça-Diamante-do-Norte-Paraná Alambique-Cachaça-Diamante-do-Norte-Paraná Alambique-Cachaça-Diamante-do-Norte-Paraná

Quer agendar sua visita ou reservar alguma bebida? (18) 98119 5944 ou (44) 99155 2970 (whatsapp)

Compartilhe esse artigo