FEIRA DE LIVROS: A IMPORTÂNCIA DO INCENTIVO

por

Ao presentear a criança e/ou adolescente com livros estamos colocando uma pedrinha na construção de um bom ser humano. Esse é o segundo ano em que nós acompanhamos o projeto FEIRA DE LIVROS do Colégio Ary João Dresh em parceria com o sebo Multimania de Maringá, PR.

Em entrevista a Revista Nova Folha o proprietário Cláudio Basques nos contou como surgiu a ideia do projeto.

Sempre tivemos interesse em fazer algo para incentivar a leitura (crianças principalmente). No início pensávamos em como traríamos esses jovens para dentro da loja e percebemos que devido a distância, não seria tão simples assim. Então tivemos a ideia de levar a FEIRA DE LIVROS até os colégios. Sabemos que existe uma carência muito grande nesse quesito e queremos contribuir de alguma forma para essa boa cultura. As escolas públicas muitas vezes não têm estrutura, nem suporte para incentivar os alunos (o que acaba não atraindo positivamente para o mundo dos livros). Os alunos vendem rifas e no dia da feira trocam por livros. Além disso, a escola ganha 10% do ganho em livros para biblioteca".

O Diretor Djaci nos conta sobre a experiência que teve com a feira.

“Em 2015 estive no Sebo Multimania e fiquei sabendo das feiras que eram realizavam para as escolas. Devido a metodologia que eles utilizavam achei muito interessante e conversei com os membros do Conselho Escolar, equipe pedagógica e professores que concordaram trazer o projeto para Nova Londrina. O sebo organiza uma rifa com o brinde e entrega para a escola. A escola distribui para os alunos venderem. Os alunos entregam o dinheiro na escola que repassa aos alunos o “Dindin” (a moeda de troca) que o aluno vai utilizar no dia da feira. Assim, o valor que o aluno vende de rifa torna-se créditos para trocar em livros. Esse ano o colégio Santo Agostinho (rede privada) também ajudou na venda das rifas." - Completou o diretor. 

A feira acontece durante 3 dias. No último dia atividades sobre empreendedorismo são realizadas pelos alunos.

Entrega da premiação -tablet - ganhadora Iasmyn

Visita dos alunos do Colégio Estadual Humberto de Campos (Querência do Norte).

Alunos do curso de empreendedorismo do colégio Ary João Dresh realizam várias atividades durante a última noite. Apresentações de música, vendas de salgados entre outros.

Alunos vendendo produtos - lanches

O professor Lincoln falou um pouco sobre o evento:

"O projeto "empreender" trabalhou com os alunos do ensino fundamental e médio. As professoras Regina e Gleyde trabalharam com o fundamental e eu com os alunos do ensino médio. Nosso trabalho é despertar no aluno o espírito empreendedor, mas antes disso fazer com que ele descubra suas qualidades e que supere seus defeitos e que assim, conquiste sua autoconfiança passando a ser um sujeito ativo e criativo."  

Equipe de professores, diretor e donos do sebo

Nós esperamos ter inspirado você a levar mais seu/sua filho(a) a livrarias, feiras e que a gente consiga atrair mais e mais leitores. O mundo precisa!

Agradecemos aos proprietários do sebo Multimania, Cláudio Basques e Camila Almeida por esse projeto tão nobre. Aos professores, colaboradores e direção do Colégio Ary João Dresh.

Compartilhe esse artigo