Ao presentear a criança e/ou adolescente com livros estamos colocando uma pedrinha na construção de um bom ser humano. Esse é o segundo ano em que nós acompanhamos o projeto FEIRA DE LIVROS do Colégio Ary João Dresh em parceria com o sebo Multimania de Maringá, PR.
Em entrevista a Revista Nova Folha o proprietário Cláudio Basques nos contou como surgiu a ideia do projeto.
“Sempre tivemos interesse em fazer algo para incentivar a leitura (crianças principalmente). No início pensávamos em como traríamos esses jovens para dentro da loja e percebemos que devido a distância, não seria tão simples assim. Então tivemos a ideia de levar a FEIRA DE LIVROS até os colégios. Sabemos que existe uma carência muito grande nesse quesito e queremos contribuir de alguma forma para essa boa cultura. As escolas públicas muitas vezes não têm estrutura, nem suporte para incentivar os alunos (o que acaba não atraindo positivamente para o mundo dos livros). Os alunos vendem rifas e no dia da feira trocam por livros. Além disso, a escola ganha 10% do ganho em livros para biblioteca".
O Diretor Djaci nos conta sobre a experiência que teve com a feira.
“Em 2015 estive no Sebo Multimania e fiquei sabendo das feiras que eram realizavam para as escolas. Devido a metodologia que eles utilizavam achei muito interessante e conversei com os membros do Conselho Escolar, equipe pedagógica e professores que concordaram trazer o projeto para Nova Londrina. O sebo organiza uma rifa com o brinde e entrega para a escola. A escola distribui para os alunos venderem. Os alunos entregam o dinheiro na escola que repassa aos alunos o “Dindin” (a moeda de troca) que o aluno vai utilizar no dia da feira. Assim, o valor que o aluno vende de rifa torna-se créditos para trocar em livros. Esse ano o colégio Santo Agostinho (rede privada) também ajudou na venda das rifas." - Completou o diretor.
A feira acontece durante 3 dias. No último dia atividades sobre empreendedorismo são realizadas pelos alunos.
Visita dos alunos do Colégio Estadual Humberto de Campos (Querência do Norte).
Alunos do curso de empreendedorismo do colégio Ary João Dresh realizam várias atividades durante a última noite. Apresentações de música, vendas de salgados entre outros.
O professor Lincoln falou um pouco sobre o evento:
"O projeto "empreender" trabalhou com os alunos do ensino fundamental e médio. As professoras Regina e Gleyde trabalharam com o fundamental e eu com os alunos do ensino médio. Nosso trabalho é despertar no aluno o espírito empreendedor, mas antes disso fazer com que ele descubra suas qualidades e que supere seus defeitos e que assim, conquiste sua autoconfiança passando a ser um sujeito ativo e criativo."
Nós esperamos ter inspirado você a levar mais seu/sua filho(a) a livrarias, feiras e que a gente consiga atrair mais e mais leitores. O mundo precisa!
Agradecemos aos proprietários do sebo Multimania, Cláudio Basques e Camila Almeida por esse projeto tão nobre. Aos professores, colaboradores e direção do Colégio Ary João Dresh.