LITERATURA BRASILEIRA: 5 LIVROS INSPIRADORES

por

Por: Flávia Bendini

Que a literatura é de grande importância, todos nós sabemos. E que ela nos abre dimensões para a fantasia, sentimento, reflexão e criação, também, porém, pela facilidade que a internet nos dá atualmente e a tal "falta de tempo" que nos consome, muitas vezes os livros literários ficam de lado e partimos para artigos simples ou livros menores. Por isso hoje indicaremos para vocês 5 Livros de Literatura Brasileira. São livros que emocionam e encantam. É aquele incentivo que faltava para você se apaixonar de vez pela leitura nacional. Boa leitura!

 

NEGRINHA - Monteiro Lobato

O livro conta a história da "Negrinha", uma menina de apenas 7 anos de idade, filha de uma empregada doméstica que havia falecido e a dona Inácia (dona da casa) que permitiu que ela continuasse a morar ali. Porém, dona Inácia - que aos olhos da sociedade - era uma benfeitora caridosa, vindo da cultura católica brasileira - na época pós-abolição da escravidão -,  tratava a pobre menina como um animal (ou como eu interpretei, pior que um animal) Com grande sofrimento, Negrinha, é humilhada e passa por muitas provações.

 


A HORA DA ESTRELA -Clarice Lispector

Com um narrador fictício, a autora relata a vida da jovem Macabéa, com apenas 19 anos a essa nordestina órfã vive no Rio de Janeiro. Foi criada por uma tia - muito moralista- e cheia de superstições. A tia agredia a menina fisicamente e moralmente e, na maioria das vezes, sem motivo algum. E assim viveu a infância toda. Após a morte da tia, Macabéa passa a dividir o quarto em uma pensão com quatro moças, tendo ela algumas manias estranhas, alimentação ruim e muito pouco cuidado com si, ela encontra Olímpico de Jesus - seu primeiro e único namorado-,  um verdadeiro pilantra.

 

O livro tem o poder de nos transportar para dentro da vida de Macabéa. Tem uma narração maravilhosa que nos faz sentir tudo que a pobre moça passou. Agora é a hora! Vai! 


 CAPITÃES DE AREIA - Jorge Amado

O livro conta a história de um grupo de crianças abandonadas que roubam para sobreviver. O grupo chamado Capitães de Areia foi formado e diante da fome e do abandono, eles continuavam a roubar  mesmo com a repressão e a torturam policial, e acabam tornando-se uma gangue violenta. O livro não mostra somente os assaltos, mas também a vida de todos eles, especificados cada um dos personagens.

 

O autor fez muito uso das questões sociais da época, desigualdades e falta de oportunidades, são muito bem retratadas pelo autor. Embora o livro tenha um enredo triste ele é mais descontraído do que se pensa.


SENHORA - José de Alencar

Apesar dos livros de José de Alencar ter uma figura de linguagem dificílima, vale muito a pena mergulhar nessas histórias! Senhora em si, é realmente um clichê:  Rio de Janeiro, século XIX, uma moça pobre Aurélia, que sonha em se casar com um príncipe, (como todas as mulheres da época que era influenciadas a encontrarem bons partidos) e assim, Aurélia encontra um moço bonito que gostava dela:  Fernando. Porém,  Fernando era um arrogante que só queria uma vida estável e cheia de confortos , ele a troca por uma moça rica, mas como o mudo dá voltas, Aurélia recebe uma herança bilionária, fazendo assim se tornar uma das moças mais cobiçadas da cidade do Rio. E então ela vai atrás de Fernando pois ela o amava.

 

O livro mostra muito o perfil da sociedade brasileira na época tratando-se de romance.

 

DOM CASMURRO - Machado de Assis

Claro que não poderia deixar de falar desse grande autor: Machado de Assis, um dos mais inspiradores e talentosos da literatura brasileira. A grande maioria dos estudantes já ouviu falar deste drama, até porque o livro é um dos mais importantes da literatura do nosso país. Conta a história de Bento Santiago (Dom Casmurro), um homem rico e solitário, pois a sua mulher , Capitu o traiu com o seu melhor amigo Escobar. Ele descreve a história de sua vida e enfatiza a sua história de amor com Capitu. Ele a acusa de traição e ainda de que o filho que tiveram não é dele é sim do antigo amigo.

 

Aí sempre fica o questionamento: Capitu o traiu ou não? Na minha opinião: Não, mas vocês só irão descobrir se mergulharem na história. Apesar das palavras complicadas é um dos suspenses mais interessantes que já li.

Flávia Bendini - Estudante de Letras e colunista da REVISTA NOVA FOLHA

Bom, por hoje é só, mas fiquem ligadinhos que estamos preparando mais 5 dicas incríveis pra vocês! Vamos tornar a leitura um hábito e desse hábito, PAIXÃO. Que tal? Entre em contato com a gente e segue la no instagram: @caixadehistoriass 

Compartilhe esse artigo