VIDA E NEGÓCIOS: A LEITURA É IMPORTANTE?

por

Ler é um ótimo remédio

Por: Fabiano Ferreira

Olá, caro leitor da Revista Nova Folha, gostaria de lhe informar que você faz parte de um grupo privilegiado de cidadão brasileiro, pois você certamente faz parte do grupo seleto: 56% da população brasileira com hábito da leitura.

Só pelo fato de saber que você está neste exato momento investindo seu tempo em ler este texto posso realizar tranquilamente algumas deduções perfeitamente plausíveis sobre você, tais como: Você é alguém que busca informação, crescimento intelectual e profissional. Certamente tem pouca dificuldade para se comunicar por meio da escrita - o que facilita a comunicação -, tem maior capacidade de interpretação de textos, maior capacidade de compreensão do mundo, é uma pessoa mais “aculturada”, pois descobre muitas coisas por meio da leitura.

Poderia continuar escrevendo mais algumas dezenas de qualidades apenas por cultivar o hábito da leitura. Diversos estudos comprovam os benefícios trazidos pela leitura que influenciam no crescimento profissional. Sabe-se que a capacidade de leitura é fundamental para o exercício de qualquer profissão, mesmo aquelas ditas mais simples de se operacionalizar, como por exemplo, a nobre função de “pedreiro” que deve ler e compreender um projeto arquitetônico e de engenharia, ou escrever corretamente uma lista de materiais de construção, bem como ler as instruções de uso de diversos produtos com muita tecnologia embutida.

O Atendente de uma empresa precisa cultivar o hábito da leitura para manter-se informado sobre o padrão de comportamento dos clientes, bem como descobrir as novas ferramentas que contribuem para o melhor atendimento ao cliente.

O Vendedor deve ler sobre comportamento humano, psicologia, autoconhecimento, sociologia, tendências de mercado, persuasão, técnicas de vendas e atendimento, deve ler e conhecer profundamente o seu produto e assim fechar grandes vendas.

O Empresário deve ler sobre planejamento, gestão de pessoas, gestão de finanças, estudar a concorrência, pesquisar novos fornecedores, pensar as melhores estratégias para ganhar novos mercados, bem como ler e estudar sobre atendimento e vendas e tantos outros desafios enfrentados pelos que empreendem neste país.

O fato é que vivemos em um mundo muito competitivo e as vagas de empregos são cada vez mais raras, empresa fecham todos os dias por falta de planejamento.

Dados informam que mais de 64% da população brasileira tem acesso à internet; existem milhares de sites com conteúdos gratuitos sobre tudo que possamos imaginar; milhares de livros online sobre vários temas; centenas de bancos de artigos, dissertações e teses científicas com pesquisas atualizadas e que fornecem muito conhecimento. Há poucos anos era muito difícil ter acesso a todos esses materiais, mas hoje está na palma de nossas mãos.

Por fim, ressalto que por meio da leitura você pode encontrar a solução para muito dos problemas que lhe afligem. Encontrar soluções para melhorar a sua vida, empresa e relacionamentos.

Informação histórica:

Sem dúvidas, após os seres humanos dominarem o fogo " entre 300 mil e 400 mil anos atrás”, a criação e o desenvolvimento da escrita foi um dos maiores avanços da humanidade, pois facilitou a comunicação entre os povos.

Espero que tenha gostado da leitura. Forte e fraterno abraço!

Fabiano Ferreira: Consultor empresarial e escritor

Autor do livro: "Por que as empresas perdem clientes? Manual para conquistar o cliente"

Contato: fabianopalestras.com.br

Compartilhe esse artigo