QUE TAL UMA CACHAÇA ARTESANAL?

por

Conheça a PATA DA ONÇA

 

Pois quem mora aqui na região noroeste, mais precisamente ao extremo dele, tem esse privilégio (tomar uma cachaça ou licor direto do alambique). Waldecy Negrini aprendeu a fazer cachaça através de uma fita que ganhou de um amigo, há 14 anos! Segundo ele, a fita k-7 foi o começo de tudo, nela continham algumas informações importantes para iniciar os trabalhos:

"Na fita tinham algumas coisas sobre fermentação e sobre o processo da fabricação. Após assistir, comecei a buscar mais e mais informações em revistas e na televisão mesmo. Na verdade, eu já tinha esse interesse há uns 30 anos, fui aconselhado a não começar a fazer, mas depois da fita, eu resolvi e fiz. Após 6 meses eu já estava fabricando as primeiras garrafas”.

Waldecy montou o próprio alambique, hoje ele conta com a ajuda da esposa e mesmo com as temidas crises, ele garante que nunca pensou em parar a produção.

"Parar não, a gente fica preocupado às vezes, mas jamais pensei em desistir. No começo era difícil mesmo, mas a gente nunca sabe o que vai acontecer, a gente vai seguindo e até agora deu muito certo"

Alambique-Cachaça-Diamante-do-Norte-Paraná

Expandir sempre

Neste ano ele resolveu abrir um quiosque em frente à sua casa, para facilitar a visualização dos turistas e poder oferece alguns pratos e petiscos com as bebidas.

"Lá pra trás era bem escondido, né e só funcionava mesmo para fabricação e venda das garrafas. Não tinha muita vista, nem dava pra fazer nada de diferente e depois que fiz esse quiosque o público aumentou bastante"

São produzidas cachaças de: Carvalho, Abacaxi, Imburana, Cabreúva, Jatobá e Canela

Alambique-Cachaça-Diamante-do-Norte-Paraná

E Licores de: Jabuticaba, figo, Acerola, Amora, Jaca, Jenipapo e Morango

Alambique-Cachaça-Diamante-do-Norte-Paraná

Tirando o morango (comprado por outro produtor) e o jenipapo (fornecido por um pescador da região), todas as outras frutas e ingredientes utilizados na cachaça e licores são da propriedade dele mesmo.

CACHAÇA MAIS PEDIDA:
Cachaça de CARVALHO, marcante e encorpada.

LICOR MAIS PEDIDO:
AMORA é o queridinho, suave, porém característico, mas o de jabuticaba é o tradicional da vovó e portanto, tem seu lugarzinho especial.

 

NOVA FOLHA: Seu Waldecy, o segredo está na cana que é plantada na sua propriedade?
WALDECY: “O segredo? é a vontade mesmo! Tem que gostar do que faz e fazer bem feito, nada de cachaça ardida por aqui, só sabor marcante”

Depois de pronta, ele guarda as cachaças em tonéis de plástico e madeira.

alambique cachaça diamante do norte parana

Pra quem ainda não conhece o alambique PATA DA ONÇA, é só chegar aqui pro lado do extremo noroeste do Paraná, rodovia PR 557, entre as cidades de Diamante do Norte e Terra Rica.

Alambique-Cachaça-Diamante-do-Norte-Paraná Alambique-Cachaça-Diamante-do-Norte-Paraná Alambique-Cachaça-Diamante-do-Norte-Paraná

Quer agendar sua visita ou reservar alguma bebida? (18) 98119 5944 ou (44) 99155 2970 (whatsapp)

Compartilhe esse artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin